AAFCorsan selo35

Sexta, 19 de Março de 2021

A AAFCorsan, a ASCORSAN, a AGERCO, a ASTEC, o SINTEC o SINADERGS, manifestam moção de apoio integral à carta aos associados recentemente divulgada pela Associação dos Técnicos Científicos da Corsan (ASTECOR). O documento apresenta aos associados um conjunto de informações e histórico sobre um cenário de possível abertura de capital e concessão de controle da Companhia à iniciativa privada via abertura de mão do controle acionário da empresa por parte do Estado, defendendo a eficiência da Corsan nos moldes em que opera. A carta foi motivada por uma live pública, patrocinada pelo Banco Santander, onde o governo do Estado anunciou expressamente “a abertura de um capítulo a ser considerado pelo Governo, que consiste que nesta abertura de capital se possa discutir o controle da empresa”.

Clique aqui e leia a íntegra da carta.

Quinta, 18 de Março de 2021

O Congresso manteve nesta quarta-feira (17) os vetos do presidente Jair Bolsonaro ao novo marco do saneamento básico do Brasil. O governo esperava a análise desses vetos para divulgar a regulamentação da lei, que é vista como fundamental para destravar investimentos no setor.

O novo marco do saneamento foi sancionado em julho de 2020. Bolsonaro vetou, entre outros pontos, o dispositivo que permitia a prorrogação por 30 anos dos contratos com empresas estaduais de saneamento, fechados sem licitação.

Esse foi o principal veto defendido pela equipe econômica, para quem a renovação automática de contrato sem licitação iria atrasar a expansão da infraestrutura no Brasil.

Um dos argumentos usados para convencer os parlamentares a manterem o veto foi o resultado de três leilões do setor de saneamento — Maceió (AL), Cariacica (ES) e Mato Grosso do Sul — realizados com sucesso, depois das mudanças nas regras.

Existem mais 12 projetos engatilhados pelo BNDES para serem licitados ao longo de 2021, entre eles, a concessão da rede de distribuição da Cedae (RJ) e de redes no Amapá, Porto Alegre e Rio Grande do Sul neste ano.

Segunda, 15 de Março de 2021

Com grande pesar a diretoria da AAFCorsan comunica a todos os seus associados o falecimento do colega e sócio da entidade, Ari Fernando Dierchx, ocorrido neste domingo (14), na Capital.  Dierchx era administrador de empresas, trabalhou no Departamento de Materiais  da Corsan, e estava aposentado desde 1995. 

A Associação manifesta os profundos sentimentos pela perda e solidariza-se aos familiares enlutados.