A AAFCorsan, ao lado das demais entidades que compõem o Fórum em Defesa da Água e do Saneamento Público, ajuizou, na manhã desta segunda-feira (26), uma Ação Civil Pública Cível Nº 5041071-97.2021.8.21.0001/RS com pedido de liminar para que a votação da PEC 280 prevista para a tarde desta terça-feira (27/04), na Assembleia Legislativa fosse impedida. Mesmo com as argumentações apresentadas, o juiz preferiu indeferir a solicitação. Apesar de rejeitado o pedido de tutela antecipada, ainda cabe recurso e segue tramitando a ação para julgamento do mérito. A expectativa é de que o recurso seja examinado e deferido antes do início do exame da matéria que trata da privatização da Corsan pelo Legislativo, às 14h.
A Famurs promove nesta terça-feira (13.04), a partir das 20h, a live "A Corsan e os municípios gaúchos: Qual o caminho"? O objetivo da entidade é detalhar qual a proposta do governo do Estado, que até agora não chegou ao conhecimento dos gestores municipais. Por isso, a necessidade de dialogar, com responsabilidade e transparência, sobre um tema que impacta diretamente os 317 municípios do RS que possuem contrato com a Corsan.
O encontro online terá como convidado o presidente da Corsan, Roberto Barbuti. Durante o evento, os prefeitos e demais participantes poderão enviar perguntas para o gestor da Corsan. Após a manifestação do presidente da Corsan, Roberto Barbuti, os deputados Sérgio Turra (PP), Juliana Brizola (PDT), Giuseppe Riesgo (Novo) e Edegar Pretto (PT) vão debater sobre o tema. Este evento será o primeiro de uma série de lives sobre a Corsan que a entidade vai promover para detalhar o tema. O evento será transmitido no canal do youtube da Famurs (youtube.com/TVFamurs) e na página do facebook da federação facebook.com/Famurs A mediação da live será realizada pelo presidente da Famurs, Maneco Hassen.
Lentidão na conexão de internet sempre foi um problema comum entre os consumidores de serviços de banda larga. Com o incremento do uso da internet em razão da pandemia, a qualidade do serviço ganhou relevância na medida em que as pessoas se viram dependentes de boas conexões para acessar vídeo-aulas, reuniões virtuais de trabalho e mesmo por lazer, como jogos on-line.
Embora seja comum observar ofertas de planos com velocidades altíssimas em conexões excelentes buscando atrair a clientela, não raro os consumidores encontram problemas no acesso à sites simples e muitas vezes total impossibilidade de acesso à serviços virtuais mais complexos. Em geral, quando verificada lentidão na conexão e o usuário contata a operadora, a solução oferecida se resume às instruções passadas por telefone para desligar e ligar novamente o modem. Quando tal medida não funciona, é comum ver a culpa recaindo na configuração do computador ou do celular do usuário, ou mesmo nas condições climáticas da região.