No dia 20 de junho, a AAFCorsan emitiu um alerta importante para a Corsan, a Funcorsan e o Conselho Deliberativo da Funcorsan. O aviso trata dos possíveis impactos da implementação, pela Corsan, do novo Programa Trilhas e Carreiras no Plano de Benefícios BD001, que pode resultar em um déficit técnico.
O diretor de Administração e Finanças da Anapar, Antônio Bráulio de Carvalho, esteve reunido ontem, 12/06, com integrantes da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados para apresentar os argumentos contra a inclusão das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), como a FUNPRESP-exe ou a FUNPRESP-Jud, no rol de incidência da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), federal, e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), subnacional (de estados e municípios).
O presidente da AAFCorsan, Pedro Dall Acqua, ao lado de representantes do SENGE, SINTEC, SINDIAGUA e SINDAERGS, reuniu-se com o deputado federal pelo PDT/RS, Pompeo de Mattos, na ultima segunda-feira (10/06). O objetivo do encontro, de acordo com o presidente, foi abrir caminhos junto à PREVIC, em razão da retirada de direitos face à recente proposta de alteração estatutária na Funcorsan. No dia 22 de abril, a Fundação divulgou em seu site oficial uma notícia sobre a Proposta de Alteração do Estatuto da entidade. Esta proposta, de iniciativa da Corsan, foi apresentada por membro indicado pela patrocinadora no Conselho Deliberativo da Funcorsan, e, embora com o voto discordante de todos os Conselheiros Eleitos, foi integralmente aprovada com o voto de minerva do seu presidente, conforme consta na ata nº 711/2024 daquele Conselho. Importante destacar que, conforme consta no Expediente Explicativo divulgado pela Funcorsan, “a proposta não seguiu os procedimentos habituais internos, como a necessária análise jurídica e a discussão em grupo técnico especificamente constituído para esse fim.”