banner home rsul
Quarta, 23 Março 2022
Funcorsan adere à prova de vida digital
Funcorsan adere à prova de vida digital

Realizada anualmente para comprovar a existência do beneficiário, e evitar o pagamento de benefícios indevidos, a prova de vida é um dos procedimentos mais importantes para a Funcorsan, e é exigida de todos os participantes e assistidos que recebem benefícios. Continuar pagando o benefício de um aposentado ou pensionista que  já faleceu ou não tem mais direito é sinônimo de prejuízo para o plano de benefícios.

Dentro do projeto de automação e modernização, a partir do ano de 2021 a Funcorsan adotou o reconhecimento biométrico para a realização da prova de vida, que está disponível tanto no portal quanto no aplicativo Funcorsan. A mudança faz com que o processo seja mais rápido e traz também mais segurança aos participantes,considerando a pandemia da Covid-19 que enfrentamos. Isso porque não é necessário sair de casa para ir ao cartório ou até a Funcorsan para realizar o reconhecimento de firma. 

Sendo assim, aposentados e pensionistas com concessão de benefício até 31 de outubro de 2021 devem realizar o procedimento de biometria facial através de sua área de cadastro no portal e aplicativo do partiripante. 

Os participantes com dificuldade para realizar a prova de vida com a biometria facial podem fazê-la por um formulário, seguindo as instrições conforme o caso:

Aposentados e pensionistas com dificuldade de acessar o sistema de biometria facial: atualização cadastral via formulário a ser fornecido pela Central de Atendimento, sendo que poderá ser entregue na Funcorsan com reconhecimento de firma por autenticidade. 

Pensionista menor de idade - pai/mãe com dificuldade em acessar o sistema de biometria facial: atualização cadastral via formulário a ser fornecido pela Central de Atendimento, sendo que deve ser feito o reconhecimento de firma por autenticidade do pai/mãe acompanhado de certidão de nascimento ou identidade do pensionista. 

Pensionista menor de idade sem pai/mãe - tutor com dificuldade em acessar o sistema de biometria facial: atualização cadastral via formulário a ser fornecido pela Central de Atendimento, sendo que deve ser feito o reconhecimento de firma por autenticidade do tutor, acompanhado da cópia do termo de tutela. 

Aposentados e pensionistas impossibilitados de locomoção - curador ou procurador: atualização cadastral via formulário a ser fornecido pela Central de Atendimento, sendo que deve ser feito o reconhecimento de firma por autenticidade do responsável; no caso de curador deve ser anexada cópia do termo de curatela. No caso de procurador deve ser anexada cópia da procuração pública com amplos poderes ou procuração particular específica com poderes para representação junto à Funcorsan. 

PERGUNTAS E RESPOSTAS PROVA DE VIDA  2021

1 - Como será realizada a prova de vida?

Por biometria facial pela internet, através do Portal do Participante ou aplicativo Funcorsan. 

2 - Todos os aposentados e pensionistas terão que fazer a prova de vida por biometria?

Sim, todos os aposentados e pensionistas com concessão de benefícios até 31 de outubro de 2021.

3 - A prova de vida presencial ou através de formulário continua?

A Funcorsan manterá a prova de vida por formulário para aqueles aposentados e pensionistas que tiverem dificuldade em operar o sistema de biometria facial ou que estiverem impossibilitados de locomoção.

4 - Como faço para ter o formulário de prova de vida?

A Funcorsan não enviará o formulário de prova de vida pelos Correios. Solicite o formulário na Central de Atendimento, através do e-mail atendimento@funcorsan.com.br ou entre em contato pelo telefone (51) 3216.6000.

5 - Tenho dificuldade em utilizar os sistemas informatizados (computador, aplicativos, etc.). Como poderei realizar a prova de vida?

A prova de vida poderá ser realizada via formulário fornecido pela Central de Atendimento. O documento deve ter reconhecimento de firma por autenticidade, validação pelo representante da Fundação nas unidades de saneamento ou entregue pelo proprio aposentado ou pensionista na Funcorsan, com reconhecimento de firma por autenticidade. 

6 - Como devo proceder para realizar a prova de vida de pensionista menor de idade quanto há dificuldade de acessar o sistema de biometria facial?

a) Pensionista menor de idade sem pai/mãe - tutor com dificuldade em acessar o sistema de biometria facial: atualização cadastral via formulário a ser fornecido pela Central de Atendimento, sendo que deve ser feito o reconhecimento de firma por autenticidade do tutor, acompanhado da cópia do termo de tutela. 

b) Pensionista menor de idade sem pai/mãe - tutor com dificuldade em acessar o sistema de biometria facial: atualização cadastral via formulário a ser fornecido pela Central de Atendimento, sendo que deve ser feito o reconhecimento de firma por autenticidade do tutor, acompanhado da cópia do termo de tutela. 

7 - A prova de vida deverá ser realizada até quando?

os aposentados e pensionistas deverão realizar sua prova de vida até a data de 31c de março de 2022. Após esta data o benefício poderá ser suspenso até a regularização da prova de vida do aposentado ou pensionista. 

8 - Caso não faça a prova de vida por biometria facial, como posso enviar/entregar o formulário para a Funcorsan.

O formulário poderá ser encaminhado das seguintes formas:

 - Entregue pessoalmente na Fundação Corsan;

 - Encaminhado via Correios;

 - Entregue na Unidade de Saneamento - US da sua cidade com o representante da Fundação para envio por malote; e

 - Encaminhado por e-mail atendimento@funcorsan.com.br - anexando o formulário em arquivo PDF com o nome e matrícula do aposentado e pensionista.

Importante ressaltar que os participantes e pensionistas que não realizarem a prova de vida terão seus benefícios suspensos. A data final para fazer o procedimento é 31 de março de 2022.

Fonte: Fundação Corsan - Darnei Germany/Gerente de Seguridade

icon whats